O girassol sem sombra de dúvidas é uma flor incrível, tanto pela cor de destaque, aparência, benefícios e seus diversos significados. Fato é  que, ultimamente essa flor tão linda tem tomado espaço e se popularizou do dia para noite, tornando-se concorrente até mesmo das nossas queridas rosas.

Basta entrar nas redes sociais para vê-las roubando a cena nos cliques das fotos, ou como protagonistas nas decorações de aniversários e casamentos. Mas qual será o segredo do girassol?

Bom, algumas pessoas podem jurar que elas cantam. Não seria de se espantar uma vez que toda natureza está em constante sintonia e nós não paramos para escutá-la.

De qualquer forma, acreditamos que assim como qualquer outra coisa, as pessoas começaram a tomar conhecimento do quanto o girassol não é só benéfico como também é belo e traz consigo significados super válidos para quem quer fazer bonito na hora de decorar, presentear ou consumir.   

E é claro que a Flores Vip vai te contar tudo sobre o girassol, que está trazendo tanta felicidade para o mundo.

 

Significado do Girassol

Cientificamente o girassol é conhecido como Helianthus Annus, que quer dizer ‘flor do sol’. Sua origem está na América do Norte, e o que mais encanta é que, o girassol é uma planta heliotrópica, isso quer dizer que seu caule gira sempre posicionando a flor na direção do sol.

Sendo assim seu significado nada mais é do que felicidade, algo muito ligado também a sua cor de amarelo vivo que simbolizam o calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. O que não falta são energias positivas que emanam do sol, tornando-as muitas das vezes as queridas da comunidade hippie.

 

Crenças Populares do Girassol

Existe uma lenda em torno do girassol, uma história muito bonita que foi passada por gerações. Claro que essa não é a única a trazer à luz o surgimento do girassol, mas até agora é uma das que mais chamam a atenção das pessoas, e como sempre, com muito romance.

A lenda conta à história de uma jovem ninfa que acabou se apaixonando pelo Deus sol. Segundo a lenda, todos os dias ela ficava observando enquanto seu amor passava em sua carruagem de fogo. O deus do sol ao descobrir tanto amor, seduziu a jovem, mas no final acabou se envolvendo com a irmã da ninfa e a abandonou.

Clitia ficou tão devastada pela traição que chorou durante nove dias inteiros em um campo, enquanto ainda observava seu amor a passar com sua carruagem de fogo. Aos poucos seu corpo foi se endurecendo, os pés penetraram o chão e seus cabelos foram se tornando amarelos. Assim a jovem ninfa se tornou um girassol e até hoje continua a observar o seu grande amor.

A história não tem um final muito feliz, mas acabou conquistando os corações românticos. Em contrapartida, muitas pessoas preferem as boas versões, como crer que à planta traz sorte e boas vibrações ao ambiente.

Outras acreditam que a semente de girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Até mesmo na Hungria, à crença popular é que se for colocado sementes de girassol na janela da casa onde mora uma mulher grávida, à criança nascerá varão. Já na Espanha, caso você tenha 11 girassóis é uma pessoa de muita sorte.

E você, em qual história prefere acreditar? Nós da Flores Vip, acreditamos que todas as flores tem o seu poder, e estamos ansiosos para poder ajudar na melhor escolha.

 

Como cuidar do Girassol

Sabemos que já está encantado com os girassóis assim como nós. E caso queira presentear, ou até mesmo decorar sua casa com essas belezinhas, nossa loja virtual está aberta para te atender.28

Contudo, antes de adquirir essa flor tão intensa e que transmite tanta energia positiva, é bom estar atento a alguns cuidados importantes.

Caso decida cultivar os girassóis é muito importante que, para que tenham uma durabilidade maior sem perder a beleza e vitalidade, enquanto a planta crescer, corte as mudas fracas, doentes e com má formação. É necessário ficar atento quando o espaço não estiver mais comportando a planta, para mudá-la a um vaso ou espaço mais apropriado.

Nunca se esqueça de colocar seus girassóis em um local ensolarado, posicionado na direção do sol. Fique atento para eles não ficarem muito tempo do dia na sombra e nem pegar chuva em excesso. Para-peitos das janelas são os mais indicados para cultivar essas plantas dentro de casa ou em apartamentos sem sacadas.

 

Flores Cortadas

Se for presentear com girassóis ou usá-los na decoração, existem técnicas simples que os conservam por mais tempo. O segredo é misturar num recipiente um pouco de conservante floral e água morna. Em seguida, corte os pedúnculos na altura que desejar e tire todas as folhas. Para finalizar, organize os girassóis na água, que deve ser trocada quando estiver turva.

 

O que está esperando para distribuir amor, carinho e gratidão com os girassóis? Acesse nossa Floricultura Online e garanta já! 🌻🌞